Saiba como agir quando ter Suspensão de CNH.

Suspensão CNH

O Código de Trânsito Brasileiro prevê uma política de pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para controlar a quantidade de infrações cometidas pelos motoristas. Quando o motorista ultrapassa os 20 pontos na carteira pode ter a mesma suspensa, saiba mais sobre como funciona essa suspensão e como recorrer antes que ela seja estabelecida.

Quando atinge ou ultrapassa os 20 pontos o motorista é notificado e tem um prazo de 60 dias (a partir do dia em que recebeu a notificação) para apresentar a sua Defesa Prévia. Caso não apresenta a sua defesa o caso será julgado de acordo com as informações que o Detran possui sobre o motorista.

O período de suspensão da CNH pode variar de um mês a um ano e nos casos daqueles que são reincidentes no excesso de pontos a suspensão pode variar entre 6 meses e 2 anos. Se você teve a sua CNH suspensa deve cumprir o período de suspensão e também participar do Curso de Reciclagem para Motorista Infrator de 20 horas / aula.

No caso dos alunos que reprovam nesse curso é necessário refazer o curso. A partir do momento que o motorista cumpriu a suspensão e foi aprovado no curso terá os seus pontos zerados e uma notificação sobre a autuação de excesso de pontos.

Os motoristas que estão com a CNH provisória não podem ter infrações gravíssimas ou graves registradas e nem mesmo duplicatas de infrações médias, pois senão deverão recomeçar o processo de obtenção da carteira. E atenção se você estiver com a sua carteira suspensa não pode de maneira nenhuma dirigir, pois estará infringindo a Lei.

As punições para os motoristas que insistem em dirigir com a carteira suspensa receberão como penalidades uma multa de 900 UFIR e também terão o seu veículo apreendido. Além disso, essa atitude também se configura num crime que pode ser punido com prisão de 6 meses a 1 ano. Também pode ter a suspensão do direito de solicitar uma nova carteira.

Quando você recebe uma notificação de multa em sua casa é necessário verificar a procedência da mesma, pois em caso de chance de defesa não deixe de recorrer. Enquanto a sua defesa é analisada não é necessário pagar a multa e nem mesmo os pontos são descontados da sua carteira.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.