Saiba quantos pontos na carteira você poderá ter se cometer uma infração gravíssima, grave, média ou leve.

Pontos na Carteira - Sistema de Pontuação

O novo Código de Trânsito Brasileiro prevê um Sistema de Pontos na Carteira que ajuda a controlar e retirar das ruas os motoristas infratores. Basicamente podemos dizer que existem a modalidades de infrações que acarretam numa quantidade diferente de pontos retirados da sua carteira.

Pontos na Carteira

  • Infrações Gravíssimas – Esse tipo de infração acarreta em 7 pontos na carteira.
  • Infração Grave – Esse tipo de infração acarreta em 5 pontos na carteira.
  • Infração Média – Esse tipo de infração acarreta em 4 pontos na carteira.
  • Infração Leve – Esse tipo de infração acarreta em 3 pontos na carteira.

Quando o motorista infrator atinge 20 pontos ou mais será submetido a um processo administrativo que tem como objetivo julgar se ele pode ou não ter o seu direito de dirigir suspenso.

No momento em que atinge os 20 pontos ou mais o motorista infrator recebe uma notificação em sua casa e tem até 15 dias para procurar o DETRAN para poder apresentar a sua defesa. Esse prazo de 15 dias começa a valer a partir do dia em que a notificação chegou a sua casa.

É importante dizer que aqueles que não apresentam a sua defesa têm o seu caso julgado à revelia. Para aqueles motoristas que não tiveram a sua defesa aceita ainda cabe recorrer para o Conselho Estadual de Trânsito (Cetran).

Os motoristas que tem a sua carteira suspensa podem ficar sem o direito de dirigir durante um período que vai de um mês a um ano. Porém, não para por aí a pena para os infratores, pois também será necessário participar do Curso de Reciclagem de Motorista Infrator.

Este curso é oferecido pela Coordenadoria de Educação do Detran e sua duração é de 20 horas / aula. Para ter o seu direito de dirigir novamente o motorista deve ser aprovado nesse curso.

Atenção, se você acabou de tirar a carteira de motorista provisória (num período menor que um ano) não pode ter multas gravíssimas e nem graves. Pois, nesses casos não é possível realizar a troca da carteira provisória pela carteira definitiva. Será necessário refazer todo o processo para tirar a primeira carteira de motorista.

Se durante o período de um ano (da primeira notificação) o motorista não atingiu os 20 pontos na carteira pode ficar tranquilo, pois os pontos retirados da CNH serão cancelados.

Consulta Multa

Informações, artigos e dicas sobre consultar multas online!
Todos os direitos reservados, é vedada a reprodução do conteúdo sem prévia autorização.